3104FLATS / A3 LUPPI UGALDE WINTER

3104FLATS / A3 LUPPI UGALDE WINTER - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: A3 LUPPI UGALDE WINTER; A3 LUPPI UGALDE WINTER
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ascensores Maldatec, Caldaia, Caros Divisores, Premoldeck, Simonelli
  • Construção: Diaco construcciones
  • Instalação Sanitária E Tratamento De Efluentes: Arq. Juan Bevereti
  • Cálculo Estrutural: Ing. Juan Macchia
  • Instalações Termomecânicas: RF calefacción
  • Ventilações: Arq. Alberto Gianini
  • Coberturas E Terraços Verdes: The holy sheep
  • Arquitetos Autores: Santiago Luppi, Javier Ugalde, Andrea Winter
  • Empreendedora: Buenos Aires Flats
  • Cidade: Belgrano
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Schapochnik

NOVOS COSTUMES. NOVOS PARADIGMAS.

“Não é a espécie mais forte, nem a mais inteligente, a que sobrevive, mas a que melhor se adapta às mudanças."
Charles Darwin

As mudanças nos costumes sociais e culturais repercutem de maneira direta na concepção dos espaços habitáveis. Tempo, cultura, identidade e sustentabilidade são temas da atualidade. Este edifício se propõe, em termos de arquitetura, a dar respostas a muitas destas inquietudes gerando espaços que ultrapassem as funções básicas propondo uma maneira contemporânea de habitar.

Tipologias / Conceito

CONCEITO

3104FLATS é, antes de tudo, um produto em cuja concepção intervêm atores diversos. Um lote, um cliente, um usuário. O conceito geral do edifício é baseado na flexibilidade tipológica e a incorporação do verde como espaço habitável.
Tomando como premissa a liberação da frente e do fundo do terreno para a implantação de locais principais, se localiza o núcleo de circulação e as áreas úmidas na área central, permitindo criar um perímetro completamente livre.

Axonométrica / Tipologias
Axonométrica / Vegetação

Esta configuração, como um jogo de encaixes (tétris), habilita a articulação de células de um, dois, três e quatro ambientes. As expansões verdes, tanto públicas quanto privadas, incorporam o exterior como espaço vital. Desta maneira, se envolve a paisagem, da qual se apropria ao modificá-la.

© Fernando Schapochnik

CONFIGURAÇÃO E MATERIALIDADE

O edifício se desenvolve em 8 pavimentos. Cada um deles, conta com 2 unidades cujos estares sempre dão para a frente e dormitórios aos fundos, além de um corredor onde se localizam os serviços. Isto gera uma situação de passagem e ventilação cruzada.

Detalhe

O banheiro permite simultaneidade de usos. No terraço se localiza um setor verde com churrasqueira e horta comum. O térreo, à moda de um grande pátio de recepção, se abre de maneira franca para a cidade.

© Fernando Schapochnik

Em termos de materialidade, uma imagem forte de faixas de concreto, vidro e vegetação se destacam no perfil de uma cidade homogeneizada em superfícies de janelas e varandas.

Grandes faixas de janela se fundem com o exterior em um jogo de figura e fundo. Há um ritmo de sons e silenciosos protagonizados pela alternância das bandas opacas e transparentes. Uma malha metálica se transforma no cria do crescimento da trepadeira verde, encarregada de filtrar o sol do noroeste.

© Fernando Schapochnik

SÍNTESE. A UTOPIA DA CASA URBANA É POSSÍVEL.

"Mudar as respostas é evolução, mudar as perguntas é revolução."
Jorge Wagensberg.1948

Os processos criativos que encaram a problemática da residência urbana atual de forma integral, abrem um caminho para a reflexão sobre o habitar. Aqueles que habitam a cidade não buscam apenas espaços para viver, mas também para pertencer e criar uma identidade.

© Fernando Schapochnik

Este edifício, através de sua flexibilidade tipológica e da incorporação de temas sustentáveis, tem a capacidade de dar respostas aos diversos atores que fazem parte da configuração do cenário da cidade contemporânea. Um espaço onde se possa deter o vigor da vida atual. Um respiro para tomar chá sobre a relva desfrutando o perfil do tecido.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Franklin D. Roosevelt 3104, C1428 CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "3104FLATS / A3 LUPPI UGALDE WINTER" [3104 flats / A3 LUPPI UGALDE WINTER] 27 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893266/3104flats-a3-luppi-ugalde-winter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.